05 abril 2009

Pensamento economico ... seria a crise?

A Utopia: O Sistema Economico Perfeito, O Sócio-capitalismo


Quando pensamos em sistema economico mundial, pensamos na hora em capitalismo, em suas diversas formas. No mundo a maioria dos paises são capitalistas e suas economias giram em torno de uma potência mundial, que no caso atualmente é os EUA.
Mas será que o capitalismo é o melhor sistema a ser usado para o crescimento de um país?
Muitos dizem que sim, pois com ele você tem um grande avanço da tecnologia, um grande giro de capital, trazendo assim mais riquezas e facilidades para o seu país e mais conforto para os cidadãos. Alguns defendem o socialismo, como a forma mais justa de economia, pois ele não difere a população em camadas sociais, é todos trabalhando em prol de todos, não pensando em enriquecer a si próprio, mas enriquecer o país e transformar ele numa potência e num exemplo mundial.

O grande problema de tudo isso é que cada um tem seus pontos positivos e seus pontos negativos, e não venha dizer que um país socialista não é forte e justo, pois eles são e tem provas disso, um grande exemplo é Cuba, um pais totalmente socialista que vive em governo ditatorial e que tem como base o mesmo governo para o avanço do país. É um exemplo de país na parte de esportes, apoio aos estudos, apoio a profissionalização e etc.
Mas como eu disse tem o lado ruim, como é um governo ditatorial, o país ficou estacionado na tecnologia, muitas doenças atrapalham o avanço, pois não há tecnologia suficiente para se aprofundar em pesquisas muito detalhadas.

A verdadeira Utopia começa aqui, quando você mescla o capitalismo e o socialismo e transforma isso num sistema economico só. Isso é interessante, pois um sócio-capitalismo poderia ser muito bem elaborado e dar certo, pois com ele o povo dependeria do governo, trabalharia em prol de seu país, mas em contraprova o país lhe daria o que o povo realmente merecia, salários altos, moradia, saúde de alto nível, transporte gratuito e etc.

O necessário para reger um Estado sócio-capitalista seria um governo que dê condições igualitárias para a população, possibilitando a excelência sócio-economica de todos.Nesse sistema não terá motivos para cometer crimes, pois todos tem o mesmo tipo de vida, todos ganham o mesmo tanto e tudo o governo proporciona para o povo, as empresas todas seriam estatizadas, pois o governo controlaria todas as empresas, mas não se esquecendo de que o povo também poderia opinar nas decisões do governo. O ponto mais alto de tudo é agora, onde falamos do capitalismo, finalmente, o país seria de mercado aberto, tanto de importação quanto para exportação de tecnologia e outros tipos de matérias primas. A criação de uma moeda interna, pois externamente seria usado a moeda estrangeira para negociações.

No caso de um sistema desse no Brasil, teria que ser dividido cada estado com suas leis, pois com o espaço territorial que temos aqui seria praticamente impossível fazer um controle total da economia.

Um exemplo de um país socialista em crescimento espantoso, é a China, um país de transição de socialismo para capitalismo, mas ainda socialista, com o mercado aberto para negociações, a China é um país que poderia ter chegado o mais perto possível da utópica ideia de Sócio-capitalismo.

Infelizmente todas essas ideias e suposições são quase impossíveis de ocorrer, pois não há como mudar um país e seu sistema economico de uma hora para outra.

A pergunta ainda continua. Será que o capitalismo é o melhor sistema economico do mundo?
Ou será a Utopia Sócio-economica que um dia pode se sobre sair de apenas suposições para um grande sistema economico?

Um comentário:

  1. simplismente fascinante. eu estava atras de um trabalho sobre estado Sócio-capitalista e achei esse seu Blog. Achei FANTÁSTICO. não achei que iria me interessar tanto pelo assunto, mas fiquei encantada com o que você escreveu acima... Realmente, seria um tipo de Utopia. Dificil implantar um modelo, onde geralmente as pessoas não aceitam mudanças radicais (principalmente pelo atual modelo favorecer os principais concentradores de Renda. Os poderosos). Mas quem sabe em algum futuro, próximo, talvez, não evoluímos para esse tipo de Governo. Enfim.. Continue sempre com Posts brilhantes como esse!
    Beijos, Fernanda, MG

    ResponderExcluir