05 abril 2009

Pensamento Psicológico ... O medo me consome!

Falar sobre medo não é meu forte. Talvez porque eu tenha medo de falar de medo? Pode até ser. O grande desafio é ter medo, hoje em dia o cara que tem muita coragem e pouco medo se dá muito bem na vida, porque viver é uma incerteza, e tudo que sugere incerteza, sugere o medo também.

Todos sabemos que o medo é uma reação protetora e saudável do ser humano. O medo "normal" vem de estímulos reais de ameaça à vida. A cada situação nova, inesperada, que representa um perigo, surge o medo. Mas e quando tudo tem causado medo e não conseguimos agir?

Podemos dizer que vivemos com o medo dia após dia em uma briga eterna contra o mesmo, onde em algumas vezes o medo é mais forte que nós e outras vezes nós somos mais fortes que o medo.
O importante é não temer o que vai acontecer, pois se vai acontecer você não sabe se realmente vai ser aquilo, isso não cabe a nós simples humanos saber o que vai ocorrer no futuro, pois se soubessemos não teríamos medo, não aprenderíamos com nossos medos e não seriamos fortes para enfrentar qualquer coisa.

O medo é um estimulo do cérebro que faz com que nós colocassemos uma barreira sobre algo que é desconhecido, isso ocorre porque essa barreira é um tipo de missão, bem como vou dizer, teste para ver se temos a capacidade de avançar ou se o medo se torna mais forte do que nossa própria vontade de progredir.

Ter medo hoje em dia é normal, qualquer tipo de medo é valido como uma experiência de avanço para todos nós, nunca menospreze o seu medo, ele pode ser o menor de todos para os outros, mas para você pode ser imenso e se você é capaz de supera-lo você é capaz de muito mais coisas do que pensa.

Vale a pena lembrar que perseverança, insistência, treino e muita força de vontade é um dos pontos mais importantes para enfrentar seus medos e principalmente os mais difíceis. Se você não tem nenhuma dessas qualidades, busque apoio em seus familiares, amigos, sempre tem alguém que vai te apoiar e vai ter dar um estimulo para você seguir enfrente.

Hoje em dia um exemplo de GRANDE MEDO, seria a concorrência no mercado de trabalho, que é de longe muito cruel com qualquer pessoa. Essa concorrência desconhece raça, cor, jeito, a única coisa que eles estão de olho é na sua capacidade de criar e inovar, sempre para o bem da empresa ou industria que for trabalhar. E o grande medo está aí, em arriscar uma nova ideia, de ser inovador e não ter medo de dar sua cara a tapa. De não ter medo de ser criticado, de não ter medo de ser submetido a julgamento de todos os tipos.

Realmente, ou você domina seu medo, ou ele te domina completamente ou você nunca será você realmente, estará sempre escondido as sombras de uma pequena pedra na sua vida que se chama MEDO.

Um comentário:

  1. O medo ajuda a previnir uma situação, seria o parâmetro de até onde podemos chegar ...agora depende de cada pessoa ultrapassar essas barreiras ou não.
    ;)

    ResponderExcluir